Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Março 2008 - Ano 87 - Nº 825

AVANÇAR
11
VOLTAR
 

O Seminário Internacional do Café de Santos, um dos mais tradicionais do setor, será realizado de 20 a 23 de Maio de 2008, no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, em Guarujá. Em sua 17ª edição, o evento terá como tema “Café do Brasil: um Parceiro Confiável” e deverá reunir cerca de 500 participantes brasileiros e estrangeiros, entre exportadores, produtores, torrefadores, importadores e traders, autoridades do Ministério da Agricultura, órgãos vinculados e representantes de entidades de classe.

“Queremos mostrar aos parceiros dos diversos países compradores as razões que fazem do Brasil um excelente fornecedor de café, tanto em volume, qualidade e variedade, quanto em logística e estrutura, a exemplo do Porto de Santos, responsável pelo escoamento de grande parte das exportações”, diz Nilton da Silva Pinto, coordenador da Câmara Setorial dos Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), entidade promotora do evento.

De acordo com Nilton Pinto, que também coordena a Comissão Organizadora do Seminário, o objetivo também será mostrar que, “só pela rigidez de nossas leis trabalhistas e ambientais, já produzimos cafés sustentáveis, além de sermos pioneiros em inúmeras certificações. O Brasil, e o comércio exportador, respondem no ato, ou mesmo se antecipam, às exigências de qualquer comprador do mundo”.

A grade de palestras abordará assuntos que retratam o consumo do produto no Brasil e em diversas regiões do mundo, a evolução do conillon no Brasil, a produção empresarial e familiar do arábica e o mercado de cafés especiais. Haverá um fórum para debater sustentabilidade na produção e ainda os mercados futuros.

Temas atuais

Dantes Hurtado, da Sara Lee, falará sobre o Perfil do Consumidor de Café no Brasil, passando aos participantes sua experiência à frente de uma das maiores indústrias do País. Já Herman Friele, presidente de uma das mais tradicionais torrefadoras norueguesas, a Friele Coffee, apresentará um perfil do consumo nos países escandinavos.

Tatsushi Ueshima, da All Japan Coffee Association, mostrará a Mudança de Estilo de Vida e o Consumo de Café no Japão, o quarto maior importador de café do Brasil.

A Evolução do Café Conillon no Brasil é um dos temas mais aguardados pelo público, visto a importância dessa espécie no cenário internacional e nacional, e o avanço dos concorrentes brasileiros, principalmente o Vietnam. Aimbiré Fonseca, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, será um dos palestrantes dessa apresentação. A organização do Seminário está formalizando o convite para que o vice-governador do Estado do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, seja o coordenador da mesa.

A Produção Empresarial do Café Arábica será o tema da apresentação do empresário e agricultor Luis Norberto Paschoal, da Fazenda DaTerra e para abordar a Produção Familiar e o Pequeno Produtor está sendo convidado Valter Bianchini, secretário de agricultura do Estado do Paraná.

Antônio Baltodano, da norte-americana Mercon Coffee Corporation, fará uma apresentação sobre a Produção de Café na América Central. E Eric Nadelberg, vice-presidente da Prudential Bache, de Nova York, abordará os Mercados Futuros.

Gabriel Carvalho Dias, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e Massimilian (Max) Fabian, presidente da Specialty Coffee Association of Europe, falarão sobre o Mercado de Cafés Especiais no Brasil e na Europa, traçando as expectativas futuras do setor.
O grande painel sobre “Sustentabilidade e Certificações na Produção Brasileira de Café”, vai reunir especialistas como Soren Knudsen, da SK Group Sustaintable Solutions, Martin Meyer, diretor operacional do Programa 4C e profissionais do Imaflora.

“Além de ser um encontro de negócios e uma oportunidade de estabelecer parcerias comerciais, o Seminário sempre tem como objetivo analisar todas as tendências do mercado seja na produção, seja no comportamento e estilo de vida dos consumidores”, diz Nilton da Silva Pinto.

SERVIÇO
17º Seminário Internacional do Café de Santos
Data: 20 a 23 de maio de 2008
Local: Sofitel Jequitimar – Praia de Pernambuco - Guarujá/SP

Exposição de Fornecedores e Parceiros

A Associação Comercial de Santos (ACS), entidade promotora do evento, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Bolsa de Mercadorias & Fututros (BM&F), além das empresas Leme Armazéns, Libra Terminais e Santos Inspection já confirmaram a participação na área de exposição do seminário, anexa ao Centro de Convenções do Sofitel Jequitimar, que possui um amplo espaço para montagens de estandes.

Jantar de Confraternização

Um dos momentos mais esperados do evento é o tradicional Jantar de Confraternização, que acontecerá na quinta-feira, dia 22, nas salas Jequitibá, no Centro de Convenções do Sofitel Jequitimar. Com lugares marcados, o jantar é um momento especial e uma grande oportunidade para os participantes trocarem informações, estabelecerem contatos e reverem amigos em ambiente mais descontraído.

REVISTA DO CAFÉ - INÍCIO
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar