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Setembro 2009 - Ano 88 - Nº 831

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Estilista se inspira na aristocracia paulista do café
O estilista Reinaldo Lourenço surpreendeu os fashionistas no terceiro dia da São Paulo Fashion Week com seu primeiro desfile com temática brasileira . A coleção é muito bem-sucedida na tarefa de mixar os ares da sofisticação aristocrática da “casa grande” – incluindo aí as afetações de luxo – com a vestimenta simples e rústica dos colonos das grandes lavouras. Reinaldo não abriu mão de seu gosto pelos hábitos das elites econômicas. Os “barões” cafeicultores, afinal, tentavam aclimatar no país os gostos e modos do Velho Mundo, sobretudo os de Paris, o que se encaixou perfeitamente na proposta do estilista para o verão. Os sacos de café aparecem transformados em tecidos brilhantes de ráfia que compõem ternos com casacas e anquinhas na parte traseira das calças. A Belle Époque francesa dá as caras nos tecidos adamascados, nos volumes inflados e corsets convertidos em vestidos. O café torrado aparece tanto na cartela de cores como nas estampas, também com imagens do fruto vermelho. A paleta se completa com belos tons de cereja, além de beges e crus. Para Reinaldo “Como paixão nacional, o café aproxima, envolve e conecta. Sempre associado a prazer, a boa conversa e a grandes negócios, foi esse
“ouro verde”, que colocou São Paulo no mapa da riqueza e da modernidade. Inspirado pelo sonho de civilização da Belle Époque, o fazendeiro paulista tinha um pé na fazenda, outro na cidade e a cabeça em Paris. Com a chegada dos imigrantes europeus, a lavoura prosperou e a cidade incorporou um novo estilo de vida. Assim brotaram as mansões dos Campos Elíseos e os palacetes do Ipiranga. Largas avenidas, como a Paulista, eram a imagem de uma prosperidade cosmopolita, do poder dos barões do café e de um novo empreendedorismo. A exuberância das belas colonas italianas empolgava as fazendas, incentivando essa interação cordial de povos, culturas e tradições, que um bom café continua a inspirar, em terras paulistas”.
Café solúvel brasileiro sofre nova discriminação tarifária, desta vez no Japão

O Presidente da ABICS, Edivaldo Barrancos, vê com grande preocupação mais uma investida tarifária contra o solúvel brasileiro. As exportações do solúvel que neste ano exibem uma queda de 23% de volume em relação ao ano anterior, e de 38% nas vendas para a União Europeia, em face do imposto de 9% que onera exclusivamente o produto do Brasil, estão sob nova ameaça. Segundo Barrancos, “o Japão, que cobra um imposto de importação de 8,8% de todas as origens (exceto Vietnã, Indonésia e Malásia, que pagam 4,4%), está negociando um Economic Partnership Agreement com países do bloco asiático (ASEAN), prevendo que a tributação será reduzida de 2,2% ao ano, zerando, portanto, em 2013. Para as exportações do México, o país está concedendo isenção, e a Colombia já tem igual negociação em andamento”.

A medida afetará grandemente as vendas brasileiras para o mercado japonês, o quarto maior comprador de nosso solúvel, cujas transações em 2008 aproximaram-se de US$ 40 milhões. É inadiável uma ação diplomática do governo brasileiro junto às autoridades japonesas para eliminar esta inexplicável discriminação tributária, que ficará restrita exclusivamente ao produto do Brasil.
COOPARAÍSO EUROPE S/A colocará duas marcas na França
A COOPARAÍSO, associada do CCCRJ, no último dia 10 de agosto deu importante passo para a exportação de café torrado e moído para o mercado europeu. A assinatura de um protocolo de cooperação comercial com a AGRIAL coroa um trabalho iniciado em janeiro de 2008, quando Carlos Melles viajou com o Superintendente do BNDES, Cláudio Bernardo Morais; com a Diretora da Agência de Desenvolvimento Industrial, Maria Luiza de Campos Machado; com o Gerente de Agronegócios do BDMG, Ronaldo Amaral Santana, e parceiros no estudo de viabilidade de comercialização de café na Europa e Diretores da COOPARAÍSO, Paulo Elias e Cecilia Marcolini.
O braço comercial da parceria será a COOPARAÍSO EUROPE, criada por deliberação da Assembléia Geral Extraordinária, que aprovou também a criação da COOPARAÍSO S/A. As exportações de café T&M terão início em setembro, com o embarque de 8.000 quilos de cafés das marcas Alto Paraíso e Classic Mogiana.
Dupla de motociclistas franceses percorre rota histórica do café no Brasil
Não é novidade que em 2009 comemora-se o Ano da França no Brasil. No entanto, uma dupla de franceses resolveu inovar na celebração. Bertrand e Bruno Bouvery, negociantes especialistas em café que moram em Paris, decidiram refazer a rota histórica do produto no Brasil sobre duas rodas. Ao todo, os motociclistas percorrerão mais de 1.700 km entre os dias 08 e 17 de setembro. A largada foi no Museu do Café em Santos/SP, e a última parada em Guaxupé/MG. A viagem, batizada de “Caminho do Café”, foi a forma encontrada pelos irmãos – que há 35 anos trabalham como negociantes do produto na França – de homenagear o café brasileiro. O itinerário privilegia as cidades com maior importância histórica e econômica, ontem e hoje. O trajeto começa em Santos – sede do principal porto exportador de café do mundo desde meados do século XIX – e termina em Guaxupé, uma das cidades produtoras de café mais importantes do Brasil.

No caminho, Bertrand e Bruno Bouvery fazem paradas em Parati – primeiro porto a exportar o café brasileiro; Vale do Paraíba – pioneira na cultura cafeeira no Brasil após sua estagnação nos estados do norte e, por meio do Caminho Real, chegam a Minas Gerais – principal estado produtor de café no Brasil, responsável por 51% da produção nacional. Em terras mineiras, a dupla francesa passa pelas cidades históricas de Tiradentes, São João Del Rey, Ouro Preto, Mariana e Congonhas e seguem para Varginha, outra importante cidade do setor cafeeiro no Brasil. O objetivo da dupla é revisitar a história do café brasileiro sob o ponto de vista da influência francesa nesse processo que fez do Brasil o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor do produto no mundo. A própria chegada do café ao Brasil é um exemplo desta relação entre os países. Basta citar que os primeiros grãos que desembarcaram no Brasil vieram da Guiana Francesa em 1930, como presente da esposa do governador, Sra. d’Orvilliers, ao Capitão Francisco de Melo Palheta. Outro exemplo da influência francesa está nas artes e arquitetura, com significativo trabalho de profissionais do país europeu nas fazendas, especialmente no Vale do Paraíba, onde a prosperidade da cultura cafeeira propiciou o surgimento dos barões de café. A caravana da dupla de motociclistas Bertrand e Bruno Bouvery é formada por um grupo francês – Ivan Tiberghien, restaurateur francês; Tanguy Delarue, fazendeiro na França; Claude Martin Vaskou, ex-diplomata francês na cidade de São Paulo e Eliana Minillo, artista plástica e fotógrafa brasileira – e por um grupo brasileiro – Luiz Henrique Zorning e senhora, da BMW Star News, em Curitiba; Miriam Simone Mantecon e Liberato Devito Neto, ambos da Coffee Trade, em Santos –, e largou no dia 08 de setembro às 11h. Antes a comitiva foi recebida com café da manhã e visita monitorada no Museu do Café.

ABIC comemora os 20 anos do Selo de Pureza
Com um jantar no Rio de Janeiro, a ABIC comemorou no dia 19 de agosto os 20 anos de lançamento do Selo de Pureza, certificação inédita na área de alimentos que revolucionou, no decorrer destas duas décadas, o mercado brasileiro de café. O encontro reuniu os profissionais que fizeram parte da elaboração do programa, assim como os ex-presidentes, diretores, colaboradores e lideranças do agronegócio. Ativo e consistente até os dias de hoje, o Selo de Pureza foi lançado com dois objetivos. Primeiro, sanear o próprio setor, denunciando indústrias que fraudavam seus produtos e cujas marcas, após coletadas no varejo e analisadas em
laboratório, fossem constatadas impuras ou com adição de outros elementos. Paralelamente, o segundo objetivo era responder e ao mesmo tempo assumir um compromisso com os consumidores que, nas décadas de 1970 e 1980, deixaram de lado o café por causa da baixa qualidade e por acreditarem que o melhor produto era exportado. O consumo brasileiro, que em 1965 era de 4,72 quilos de café torrado e moído por habitante/ano, caiu para 2,27 quilos em 1985. Na época que o Selo de Pureza foi implantado, mais de 30% das marcas analisadas e comercializadas em todo o País burlavam a legislação, ou com impureza ou com adição de outras substâncias, como milho, cevada, açúcar e caramelo. Passadas duas décadas, o Programa Permanente de Controle de Café, por meio do qual a ABIC fiscaliza as marcas de indústrias associadas e não-associadas, e concede ou não o Selo de Pureza, comemora índices inferiores a 2-3% de marcas fraudadas ou impuras no mercado. O compromisso assumido pela ABIC foi cumprido, e desta vez quem deu a resposta foram os consumidores: em 2008, o consumo per capita foi de 4,51 quilos de café torrado e moído por habitante/ano, resultado que se aproxima do consumo histórico de 1965. 
Expocaccer destaca-se entre as maiores empresas do Agronegócio
Ranking divulgado em revista traz cooperativa entre as 400 maiores empresas do setor
A Revista Exame publicou a 36ª edição de “Melhores e Maiores”, apresentando as 1000 mil maiores empresas do Brasil em diversos segmentos. No setor do agronegócio brasileiro, a Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado destacou-se entre as 400 maiores empresas, ocupando a 385ª posição. Devido ao crescimento de 37,6% no ano de 2008, a Expocaccer angariou mais uma
posição de destaque na revista: é indicada como a 38ª empresa entre as 50 maiores com maior expansão nas vendas. As indicações são resultado dos números positivos apresentados no encerramento do último ano. A cooperativa alcançou recordes nos serviços prestados e seus armazéns receberam 843.180 sacas de café, sendo que nos meses de setembro e outubro foi registrado o maior volume de cafés estocados de todos os tempos.
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café tem nova logomarca
Durante o VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em Vitória/ES, foi lançada a nova logomarca do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, agora chamado de Consórcio Pesquisa Café. A criação da nova logomarca, que contém as cores da bandeira do Brasil e o desenho do café torrado, objetiva dar maior visibilidade à instituição perante
seus participantes, pesquisadores e clientes, e à sociedade em geral, bem como representa a integração das entidades brasileiras ativas em pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologia para buscar sinergias, apoiar o desenvolvimento do agronegócio café e beneficiar o consumidor. O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café foi fundado em 1997, a partir da iniciativa de dez renomadas instituições de pesquisa, ensino e extensão rural, visando o desenvolvimento, incentivo, promoção e/ou financiamento de estudos, pesquisas, tecnologias e informações sobre o agronegócio e vem sendo gerenciado pelo especialista Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca.
IAC completa 122 anos com inauguração de laboratório
O Instituto Agronômico completou 122 anos de atuação no último dia 27 de junho. Para comemorar, abriu as novas instalações do Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e de Resíduos, reformado para atender às exigências da NBR ISO/IEC 17025:2005 — norma internacional utilizada por laboratórios de ensaios e calibração e pelos organismos de credenciamento de laboratórios em todo o mundo, facilitando a harmonização de práticas e aceitação mútua de laboratórios no comércio internacional. Com a conclusão do processo, este será o único laboratório público no Brasil credenciado para realizar análises de fertilizantes. O credenciamento coloca esta unidade do IAC em conformidade com os padrões de qualidade
consagrados em normas internacionais. O laboratório teve sua estrutura física toda reformada e a partir de 2010 oferecerá os serviços do Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e de Resíduos adequado às exigências da ISO17025:2005, que implementa no laboratório um sistema de gestão de qualidade, tornando-o tecnicamente competente e capaz de gerar resultados válidos.
BEM-SUCEDIDOS 2009 da revista Banco Hoje premia lideranças empresariais e o Presidente da SRB no Agronegócio
O Júri da promoção da BANCO HOJE, a Revista dos Executivos Financeiros, integrado por entidades que representam os diferentes segmentos do mercado, inclusive do agronegócio (ABRASCA, ADEVAL, APIMEC SP, AMEC, CECAFÉ, CORECON, CRA, CRC, IBEF, IBRACON, IBRI, IBGC, FAESP), reuniu-se e escolheu os 10 homenageados. A iniciativa, que é realizada há 20 anos pela revista BANCO HOJE e constitui a maior promoção na área de Mercado de Capitais, nos últimos dois anos passou a incluir também a área rural. Neste ano, foram escolhidos:
Conselho Deliberativo do CECAFÉ aprova Orçamento para os Programas de Inclusão Digital
Sob a presidência de João Antonio Lian, o Conselho Deliberativo do CECAFÉ reuniu-se no último dia 18, aprovando o Relatório Anual da Diretoria e as Demonstrações Financeiras do exercício de 2008, acolhendo parecer de Auditoria externa. Na mesma reunião, decidiu também sobre o orçamento para 2009, no qual se mantém a ênfase ao Programa de Inclusão Digital, com verba orçamentária de R$ 460 mil, que permitirá, ao encerramento do
exercício de 2009, que o Programa atinja 104 salas de informática inauguradas em escolas rurais nas diversas regiões cafeeiras. O Conselho discutiu, também, questões tributárias relacionadas com a incidência do PIS e da COFINS sobre as operações de café, bem como a alteração das regras do crédito presumido de ICMS no Estado de Minas Gerais, de forma a assegurar ao comércio as mesmas condições atribuídas às cooperativas.
Museu do Café recebe R$ 106 mil da Caixa para implantação de centro de informação e documentação

Projeto prevê ampliação do centro de informação e documentação da entidade, digitalização de documentos e acesso público ao acervo

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ademir Losekann, e a diretoria da Associação dos Amigos do Museu do Café – Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura – se encontraram no dia 24 de junho para assinatura de contrato que prevê liberação de R$ 106 mil para a implantação de centro de informação e documentação no Museu do Café.

A verba faz parte do Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, que disponibilizou R$ 4 milhões para 31 entidades selecionadas, entre projetos de todo o Brasil, com o objetivo de viabilizar ações de recuperação, modernização e restauração de acervos. No interior paulista, apenas Santos e São Carlos tiveram entidades contempladas. A verba conseguida por meio do patrocínio da Caixa Econômica Federal viabiliza a organização, conservação e o acesso público ao acervo bibliográfico e documental do Museu do Café, um projeto da entidade desde sua fundação. Atualmente, a biblioteca da instituição conta com livros, jornais, publicações técnicas entre outros documentos – os mais antigos datados de 1889 – distribuídos em uma sala de 28,79 m². A nova sede do centro de informação e documentação será implantada no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, em uma área superior a 200m². O projeto, com prazo de implantação de 18 meses e orçamento total de R$ 140.665, preparado pela bibliotecária Cláudia Tarpani, do quadro do Museu, prevê ainda a aquisição de equipamentos para climatização e higienização do ambiente – fundamentais para a preservação das peças – além da digitalização de todo o acervo. O objetivo é disponibilizar parte desse material gratuitamente na página do Museu do Café na internet. “Teremos nosso centro de informação e documentação interligado a outras entidades que possuem informações e pesquisas sobre o café”, afirma Carvalhaes.
9º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó/ES
Numa realização conjunta, o CETCAF Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café, o Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de São José do Calçado e CCCV promoveram, nos dias 27 e 28 de agosto, o 9º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó com o tema “Café – suas perspectivas e desafios”. Durante o Simpósio discutiu-se o “Programa Renovar Arábica”, recentemente lançado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, que tem como meta a mudança desses paradigmas, oportunizando o uso de variedades de café adaptadas à região e vocacionadas a maiores produções.

Outro tema abordado foi Política Nacional de Pesquisa Cafeeira, e as questões ambientais e trabalhistas além das perspectivas do mercado de café e melhoria da qualidade da produção. O evento, que contou com mais de 250 cafeicultores, líderes de comunidades e formadores de opinião, teve na abertura a palestra de Luiz Marcos Suplicy Hafers, da Sociedade Rural Brasileira, que destacou a importância da cafeicultura familiar como oportunizadora de emprego e renda, fixando o homem ao campo e dando oportunidade de lá permanecer como cidadão, tendo uma vida digna.
Prêmio Fecomércio-RJ: Destaques 2008
A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro prestigiou as empresas que se destacaram em 2008 nos quesitos criatividade e inovação, iniciativas sócio-ambientais, qualidade no atendimento e na gestão de pessoas focada no desenvolvimento dos funcionários, com a entrega do Prêmio Fecomércio-RJ. O Prêmio tem como objetivo valorizar e estimular as contribuições das pessoas jurídicas do comércio para o incremento da qualificação do setor, do desenvolvimento econômico do estado e do bem-estar de toda a sociedade. Para o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, este prêmio serve para homenagear as empresas do comércio que, mesmo neste momento de crise econômica internacional, seguem contribuindo para o desenvolvimento social do país, sendo as maiores geradoras de emprego e renda. No setor cafeeiro destaca-se a empresa Armazém
do Café, premiada na categoria Média Empresa Serviços, pelo pioneirismo no conceito de café gourmet no Rio de Janeiro, trabalhando com cafés de qualidade certificada e difundindo o hábito da degustar e apreciar os cafés especiais. Em 2007 e 2008, foi intitulada a Casa de Café Premium do Círculo de Café de Qualidade (CCQ) da ABIC, por sua performance com os quesitos de procedência e tipos de café, maquinário, seleção, atendimento e ambientação. diversos segmentos da sociedade os desafios do agro brasileiro. Segundo David Cleary, diretor de estratégias de conservação da TNC para a América do Sul, o principal objetivo da ong é promover o envolvimento de diferentes setores, como, por exemplo, governos, produtores rurais, empresários do agronegócio, instituições de pesquisa, associações, entre outros agentes, no desafio de conciliar produção e preservação. A TNC, criada em 1951, nos Estados Unidos (EUA), está presente em 32 países e no Brasil, desenvolve projetos desde 1988.
Museu do Café e Unisantos concretizam parceria
Instituição de ensino será responsável pela elaboração do organograma institucional e desenvolvimento do planejamento estratégico do Museu do Café

Como parte das ações de reestruturação, após transformar-se em Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura, o Museu do Café fechou convênio com a Unisantos para elaboração de organograma institucional e planejamento estratégico. O contrato foi assinado, no dia 06 de agosto, pela reitora da instituição de ensino, Maria Helena de Almeida Lambert, e o presidente do Museu do Café, Linneu Carlos da Costa
Lima. O contrato tem duração de sessenta dias, ao final dos quais a Unisantos apresentará relatório final com suas conclusões sobre as necessidades da instituição referentes ao quadro funcional, às adaptações organizacionais - bem como a viabilidade de implantação - além das metas e ações a serem praticadas pelo Museu do Café para atingir os objetivos traçados no planejamento estratégico. De acordo com o presidente do Museu do Café, Linneu Carlos da Costa Lima, o resultado do acordo firmado é base para o desenvolvimento sólido da instituição, principalmente no que se refere à sua representatividade no cenário nacional. “Esse convênio é muito importante porque nos ajudará a desenvolver um trabalho de qualidade que insira o Museu do Café no rol das principais instituições culturais do Estado de São Paulo e do Brasil”, projeta. Durante a assinatura do contrato, a reitora da Unisantos, Maria Helena de Almeida Lambert – que também faz parte do quadro de conselheiros da Associação dos Amigos do Museu do Café –, ressaltou a importância da parceria para as duas instituições. “Nós nos sentimos honrados, pois acompanhamos o projeto do Museu do Café e procuramos sempre trabalhar na área da cultura”, disse. 
IAC promoveu IX Curso de Atualização em Café
O IAC, Instituto Agronômico de Campinas, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, promoveu nos dias 25 e 26 de agosto o IX Curso de Atualização em Café, com o tema “Novas Tecnologias em Desenvolvimento no IAC”. O evento, que teve como principal objetivo a difusão de tecnologias, reuniu vários profissionais do setor que abordaram desde o melhoramento do cafeeiro visando à resistência a doenças, até os custos da produção de café em diferentes regiões dos principais Estados produtores do país, além de outros aspectos relevantes da cultura.
Gabriel Silva é nomeado Ministro da Defesa da Colômbia
O Gerente Geral da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Gabriel Silva, que esteve presente no 3º Forum & Coffee Dinner, deixou suas funções de principal dirigente cafeeiro do país para assumir o cargo de Ministro da Defesa da Colômbia, uma das mais importantes pastas do Governo Colombiano. Gabriel Silva é um político especializado em economia e relações internacionais, já ocupou o cargo de embaixador da Colômbia nos Estados Unidos e foi um dos principais assessores do governo do Presidente Virgilio Barco Vargas.
Seminário Brasil-Vietnã
A Câmara de Comércio Brasil-Vietnã, presidida pelo empresário Ruy Barreto Filho, realizou um Seminário para discussão do aumento das relações comerciais entre os dois países na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Barreto Filho destacou “o aumento do intercâmbio comercial entre Brasil e Vietnã, que evoluiu de US$ 200 milhões em 2007 para US$ 880 milhões em 2008”. Presentes do Vietnã, o Embaixador Nguyen Thac Dinh e o Conselheiro Comercial da Embaixada Phan Ba Uong; do Brasil, empresários dos setores moveleiro, pesca, tecidos e alta tecnologia.
Música movimenta Museu do Café aos domingos

O projeto “Café com Música”, iniciativa do Museu do Café com patrocínio da empresas Tecondi e Termares, ofereceu apresentações musicais gratuitas aos domingos de julho

Durante os domingos do mês de julho, turistas e moradores da Baixada Santista tiveram mais uma razão para visitar o Museu do Café. O motivo foi o projeto “Café com música”, que nos dias 05, 12, 19 e 26 de julho, entre 15h e 16h30, ofereceu apresentações musicais gratuitas na cafeteria do Museu do Café. O projeto foi uma iniciativa do Museu do Café com patrocínio das empresas Tecondi e Termares. A programação abrangeu vários estilos

musicais e agradou visitantes de todas as idades. Na primeira semana, os instrumentistas Cláudio Ricardo e Jaime Augusto apresentaram jazz e MPB. Em 12 de julho, com o saxofonista Daniel Cancello e o pianista Théo Cancello, foi a vez da bossa nova e do chorinho. O cantor e violonista Bruno De La Rosa, atração da terceira semana, apresentou repertório com clássicos da Música Popular Brasileira. E, para encerrar o projeto, no dia 26 de julho, o Concerto de Rua, com sua formação de violino, viola erudita e violoncelo, executaram música clássica e MPB. Mais do que uma opção de entretenimento, o projeto faz parte de uma série de ações do Museu do Café com o intuito de buscar outras formas de interação com a comunidade. O objetivo é posicionar a instituição como local de contínua construção da história, marcada por desenvolvimento e progresso, entre o mercado de café e o Brasil. A cafeteria do Museu do Café, escolhida para abrigar o projeto “Café com Música”, é referência nacional de qualidade no serviço e comercialização de café. Com fluxo diário de 600 pessoas, são vendidas em média 450 xícaras de café por dia. Além de possuir o status Premium dentro do programa Círculo do Café de Qualidade – promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) – o estabelecimento também foi eleito pela revista Veja a melhor cafeteria da região nos anos 2007 e 2008.
COOXUPÉ promove encontro de presidentes de Sindicatos Rurais
Com a presença do deputado federal Silas Brasileiro (PMDB) e do consultor técnico da Comissão de Agricultura em Brasília, Nelson Fraga, a COOXUPÉ sediou o encontro entre presidentes de Sindicatos Rurais e presidentes de Cooperativas de Crédito Rural do sul de Minas Gerais, além de dirigentes e cooperados. O presidente Carlos Paulino enfatizou que os recursos oriundos do FUNCAFÉ não devem ser totalmente utilizados para saldar as dívidas do setor cafeeiro. O consultor Nelson Fraga lembrou que a questão do endividamento está em pauta desde 1994: “em 1995, o valor de R$ 320 milhões foi securitizado pelo governo federal; em 2001, voltou-se a renegociar os débitos, que chegaram
na ocasião em R$ 1,3 bilhão e em 2009 vemos esta dívida atingir R$ 4,5 bilhões”. Na opinião do consultor, acatada pela maioria, o setor cafeeiro preocupou-se em tratar da renegociação das dívidas e não firmou uma política voltada a garantir a renda do produtor. Para o presidente da Cooperativa de Crédito de Carmo do Rio Claro, Rodrigo Reis de Azevedo, os recursos do FUNCAFÉ são fundamentais para que as cooperativas de crédito possam oferecer opções de financiamentos ao produtor. Jerônimo Giacchetta, que é presidente do Sindicato Rural de Cabo Verde, concorda: “as dívidas devem ser renegociadas com recursos do Tesouro Nacional”. Ele defende a opinião de que os cafeicultores devem passar a questão do endividamento a limpo e depois apresentar uma única proposta ao governo, visando a garantia de renda: “o que falta ao nosso setor é alinhamento de visão”.
Presidente mundial do Grupo Mitsubishi visita o Brasil

A Mitsubishi Corporation do Brasil S/A promoveu no último dia 12 de agosto, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, uma recepção em razão da visita do presidente mundial do Grupo Mitsubishi Corporation, Yorihiko Kojima, ao Brasil. Segundo Kojima, o motivo de sua visita ao Brasil foi prospectar novos negócios e assim melhorar o intercâmbio econômico bilateral. Para ele o Brasil, integrante do BRICs (sigla dos quatro países emergentes Brasil, Índia, China e Rússia), tem enormes potencialidades, e está nos planos de crescimento da companhia, que desde 2004 vem aumentando investimentos no país em vários setores, entre eles o agronegócio.

Programa de treinamento para professores de Curso de Técnico de Cafeicultura
Resultado de uma parceria entre a Universide do Café Brasil, o Grupo Técnico Illy e o Centro Estadual Paula Souza, o Pensa Centro de Conhecimentos em Agronegócios realizou nas Escolas Técnicas de Pinhal e Franca um programa de treinamento, projeto iniciado em 2006, para professores do Curso de Técnico em Cafeicultura visando o aperfeiçoamento de técnicos ligados à cadeia produtiva do café. No primeiro dia, o Professor Samuel Ribeiro Giordano lecionou sobre “A História do Café da Planta à Xícara e Sustentabilidade na Cafeicultura” e, no segundo dia, a aula foi sobre “Cuidados na pós-colheita e qualidade do café”, ministrada pelo Professor Reymar Coutinho de Andrade, do grupo técnico Illy.

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