Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Junho 2007 - Ano 86 - Nº 822

03
 

Nesta edição, o Cecafé e o Banco do Brasil inovaram ao instituir o prêmio “Cafeicultor Brasileiro Destaque”, como reconhecimento ao esforço do setor produtivo para o fortalecimento da cafeicultura nacional. Com a indicação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o destaque 2007 foi concedido ao cafeicultor Luiz Adalto de Oliveira, do município de Poço Fundo, no Sul de Minas, que recebeu uma peça de arte alusiva à homenagem e um cheque no valor de R$ 35 mil reais.

O prêmio valoriza o cafeicultor familiar que tenha se destacado como empreendedor de sucesso, gerindo sua atividade com atenção aos interesses da comunidade e pautada por critérios de sustentabilidade social, econômica, ambiental e tecnológica, social e política. Sintetiza o reconhecimento dos exportadores de café ao esforço dos cafeicultores brasileiros que buscam, incessantemente, conduzir suas atividades de forma sustentável e atenta às necessidades de agregar valor ao produto.

Não foi fácil a tarefa de destacar um representante, entre cerca de 370 mil cafeicultores que fazem do Brasil líder em produção, exportação e desenvolvimento tecnológico. Mais difícil ainda quando se fala na diversidade de empreendimentos e sistemas de produção, em 12 Estados, 1900 municípios produtores e de um universo de mais de oito milhões de brasileiros envolvidos nos diferentes setores do agronegócio café.

Os critérios de escolha deram ênfase ao envolvimento direto do produtor e de sua família no processo de condução da lavoura cafeeira, à adequação do empreendimento às boas práticas agrícolas e ao apoio do produtor em ações comunitárias para assegurar a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento econômico de sua região. O julgamento foi feito por voto secreto das representações do Cecafé, Banco do Brasil, Embrapa Café, Conselho Deliberativo da Política do Café, Confederação Nacional de Agricultura, Conselho Nacional do Café, Associação Brasileira da Indústria do Café e Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel.

O Premiado

O cafeicultor destaque conduz uma lavoura orgânica de seis hectares, na região montanhosa do Sul de Minas, com produção média de 180 sacas e produtividade de 45 sacas/ha. Luiz Adalto de Oliveira é líder associativista e incentivador da qualidade do café, com adequação às normas de produção sustentável estabelecidas pelas certificadoras (Fair Trade e Orgânico) e se destaca na persistência e conquista por novos e atrativos mercados, uma das grandes dificuldades dos pequenos produtores.

Na presidência da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) e como representante de Minas Gerais na Articulação das Organizações de Produtores Familiares no Comércio Justo e Solidário, orienta os associados na produção de cafés de qualidade sob boas práticas agrícolas. Em sua gestão, a Cooperativa atingiu uma produção ao redor de 12 mil sacas de café, a maioria exportada para os Estados Unidos, Itália e Inglaterra.

Atendo às exigências do mercado de cafés sustentáveis, ajuda na adequação da tecnologia sugerida pelas certificadoras à realidade vivida na região. É dele também o incentivo para a condução de experimentos nas propriedades, a proximidade com as instituições de pesquisa e universidades e a troca contínua de experiências entre os membros da associação. Quando uma tecnologia é confirmada, Luiz Adalto é um dos multiplicadores do conhecimento e incentivadores de sua adoção.

Produtor orgânico, focaliza não apenas termos quantitativos importantes para a economia dos pequenos produtores, mas um novo patamar qualitativo, com a adoção de variedades resistentes; manejo integrado de pragas e doenças; uso racional do solo, busca contínua pela melhoria da qualidade do café e novas formas de colheita e processamento. Técnico agrícola de formação, Luiz Adalto permanece perseverante, na busca pelo equilíbrio nutricional da planta e do solo e o equilíbrio econômico da propriedade. Monitora de perto toda a lavoura, onde os filhos podem brincar sem nenhum risco para a saúde, já que não usa nenhum defensivo químico.

O que credencia Luiz Adalto como representante de sua classe é que não buscou o desenvolvimento apenas em benefício próprio, mas serve de exemplo de cooperação para alavancar a cafeicultura do município e da região. À frente da COOPFAM, manteve sempre os elos com a comunidade, com destaque para educação continuada das crianças, treinamento técnico dos jovens, incentivo à formação profissional do produtor, programas de inclusão digital, promoção de cursos na área de gerenciamento de propriedades, administração rural e diversificação de produção. Ele é exemplo de uma cafeicultura que atua efetivamente rumo à justiça social e ao manejo adequado da lavoura, não só para geração presente, mas também para as sucessoras.

Personalidades e empresas notáveis na cafeicultura brasileira e mundial

Como na edição anterior, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil presta homenagem a personalidades que tenham tido destaque como empreendedores do café, contribuindo para ampliar a competitividade da cafeicultura nacional, na diferenciação do produto brasileiro no mercado internacional e no fortalecimento do consumo interno desta forte e prazerosa bebida.
- clique nos nomes abaixo -

- Microsoft Brasil
- Valter Bianchini
- Orestes Quércia
- Fabio Barbosa
- Custódio Forzza
- Jônice Siqueira Tristão
- Jair Coser
- Dantes Hurtado Junior
- Carlos Alberto Paulino da Costa
- NESTLÉ
- Bolsa de Mercadorias & Futuros - Personalidade Nacional
- Keiji Ohta - Personalidade Internacional

CONFRATERNIZAÇÃO E HOMENAGENS EM NOITE DE GALA
A majestosa e imponente Estação da Luz, que já foi o principal corredor exportador de café brasileiro, foi o cenário para a noite festiva do 2º Forum & Coffee Dinner, no dia 30 de maio, em São Paulo. A construção de 1895 permitiu aos convidados um resgate na história do café no Brasil, deixando ainda mais marcante a noite de confraternização organizada pelo Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Para celebrar o início da safra cafeeira 2007/2008, a segunda edição do Forum & Coffee Dinner teve o propósito maior de congregar os diversos segmentos do agronegócio café nacional e internacional e homenagear personalidades e empresas que se destacaram na promoção de ações para o fortalecimento e desenvolvimento dos Cafés do Brasil.

SOCIAL

 

Revista do Café - Índice
03
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar