Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Junho 2007 - Ano 86 - Nº 822

07
 

O empreendimento foi elaborado pela barista Silvia Magalhães, especializada em consultoria e treinamento para cafés.

De posse da fazenda herdada pelo pai, Orestes Quercia, vem conseguindo situar Pedregulho, do interior do estado de São Paulo, no mapa das principais regiões produtoras de café do mundo. Segundo o cafeicultor, a Alta Mogiana, região onde se localiza o município, sempre foi considerada a melhor produtora de café do país. A falta de divulgação deste produto, no entanto, possibilitou que outras regiões brasileiras ficassem mais conhecidas no cenário internacional, a exemplo do Cerrado e do Sul de Minas Gerais.

Quércia está pessoalmente empenhado na mudança dessa situação. Tanto que estimulou a formação da Alta Mogiana Specialty Coffees, associação que conta atualmente com 16 produtores interessados em promover no mercado internacional uma das mais qualificadas áreas cafeeiras do Brasil.

Além disso, o produtor aplicou 8,5 milhões de reais na ampliação da safra de sua fazenda e inaugura em agosto a primeira cafeteria do país: a Octávio Cafés Especiais, que será instalada na Avenida Faria Lima, um dos principais corredores comerciais da cidade de São Paulo. Para pôr em prática os novos planos, Quércia contratou Silvia Magalhães, especializada em consultoria e treinamento para cafés. Silvia é formada em comércio-exterior e possui cursos de barista em diversos países, como Dinamarca, Noruega, Itália e Suíça. “Fui contratada para implantar a nova cafeteria e a universidade do café, que será instalada em São Paulo”, diz a barista.

A cafeteria Octávio contará com um amplo espaço, onde abrigará a Universidade do Café, que atuará como um centro de estudos do grão e uma loja destinada à venda de grãos e produtos como torradores domésticos, xícaras, cafeteiras, entre outros. Somado ao cardápio desenvolvido pela “chef” Ana Soares, a cafeteria irá dispor também de uma vasta carta de cafés de diferentes países. “Nosso objetivo é divulgar o café da região Mogiana, mas também ofertaremos grãos das principais regiões produtoras do mundo”, diz a barista, tricampeã do Campeonato Brasileiro de Barista.

Silvia começou a atuar no segmento de cafés por acaso. Ainda estudante em Londres, ela trabalhou como barista nas horas vagas e nunca mais parou. “Me encantei com a atividade. Depois dessa experiência continuei estudando, mas busquei aperfeiçoamento na área”, diz a jovem que cuida pessoalmente dos últimos detalhes antes da inauguração da cafeteria. “Sou responsável pela decoração e treinamento do pessoal”.

Para atuar no varejo, Quércia modernizou a fazenda através de investimentos realizados ao longo dos últimos oito anos e aplicados em frota agrícola, novos plantios e indústria. “Estamos instalando uma pequena torrefação na fazenda”, diz Silvia. A capacidade pequena, de duas sacas de café por hora, visa garantir a qualidade gourmet do grão”, diz Silvia. Entre 60% e 70% da produção da Octávio é de cafés especiais.

Além da torrefadora instalada na fazenda, a Octávio adquiriu, em fevereiro deste ano, uma indústria em Nova York. Trata-se da Dallis Coffee, que atua desde 1913 na torrefação de cafés oriundos de diversas partes do mundo. “Estamos estudando a abertura de uma cafeteria em Nova York, mas por enquanto isso é apenas um sonho”, diz a barista que, em julho, representará o Brasil na World Barista Championship, em Tóquio.

Revista do Café - Índice
07
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar