Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Junho 2008 - Ano 87 - Nº 826

AVANÇAR
07
VOLTAR
 

O Cerrado Mineiro é a primeira região do mundo a ter uma Indicação Geográfica para café, de acordo com as normas da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Diversos cafeicultores do local também estão com suas propriedades e cafés certificados, o que dá o direito ao cafeicultor de utilizar o título da Indicação de Procedência, passando esse direito de uso automaticamente ao exportador. Assim, a Indicação Geográfica é um importantíssimo diferencial de venda.

Essa conquista é o resultado de um trabalho realizado pelo Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (CACCER), que reúne seis associações, oito cooperativas e uma fundação de pesquisa. Na Região Demarcada do Cerrado, composta por 55 municípios, há 160 mil hectares cultivados com café e aproximadamente 3 mil e 500 cafeicultores, que produzem aproximadamente 3 milhões e 800 mil sacas por ano, informa o Superintendente do CACCER, José Augusto Rizental.

O CACCER possui uma parceria com o SEBRAE, o qual através do projeto Educampo alavanca a Certificação de Propriedade do Café do Cerrado na região. Atualmente, cerca de 100 propriedades produzem mais de 500 mil sacas ano, certificadas pelo CACCER, de acordo com normas do INMETRO, por empresas de terceira parte como IMO e SGS. “Começamos o próximo semestre produzindo 750 mil sacas de cafés certificados e teremos o maior número de propriedades cafeicultoras certificadas no mundo”, destaca Rizental.

O grau de Certificação da Propriedade varia de 1 a 4 estrelas; o primeiro nível (1 estrela) já atende ao mercado internacional com todos os quesitos de segurança alimentar, rastreabilidade e boas práticas agrícolas. O Código de Conduta da Propriedade Produtora Café do Cerrado (protocolo) foi construído desta forma, devido à demanda de uma exportadora de cafés certificados.

Outra vantagem no processo de Certificação de Propriedade é a melhoria nas fazendas e, conseqüentemente, do produto. Há ganhos em vários aspectos, como organização, produtividade, administração do negócio, boas práticas agrícolas, qualidade e outros, afirma Rizental.

Além da propriedade, há também a certificação da qualidade da bebida do café. As Cooperativas filiadas ao sistema, enviam amostra dos lotes de cafés de seus produtores, que são recodificados pelo CACCER passando assim por uma nova prova de bebida realizada por juízes da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Por este processo a Certificação do Café do Cerrado é a única que certifica além da propriedade, a qualidade do produto final. Os lotes que atingem 75 pontos acima na escala SCAA recebem a Certificação da Qualidade e o direito de usar o selo Café do Cerrado. É almejado que com esse processo de Certificação de Qualidade gere-se uma maior tranqüilidade ao comprador, assim, quando o mundo pensar em cafés certificados com origem e qualidade, pensará na Região do Cerrado.

Através da Certificação de Propriedade e de Origem e Qualidade (Produto), o CACCER firmou a parceria com a ABIC, formulando o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, o qual visa um produto sustentável e de qualidade para o consumidor final. Nesta parceria, as torrefações certificadas no programa PQC (Programa de Qualidade do Café) devem comprar 60 % dos cafés certificados produzido na Região do Cerrado Mineiro.

Para fortalecer ainda mais os sistemas de certificação, em parceria com o SEBRAE, o CACCER está implantando a norma ISO 9001. Ademais, hoje no Sistema há 8 Cooperativas preparadas para atender ao mercado, todas respeitam as condições postas pelo Conselho (CACCER), que é a de preservar os lotes sem misturar os cafés dos produtores. Todos esses cafés certificados passam por auditorias no momento dos embarques. Enfim, a Certificação do Café do Cerrado (www.cafedocerrado.org.) é a única que valida a Origem, garante os Processos e certifica a Qualidade do produto final.

REVISTA DO CAFÉ - INÍCIO
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar