Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Junho 2008 - Ano 87 - Nº 826

20
VOLTAR
 

Uma das características que marcam a trajetória da BSCA ao longo dos seus 17 anos é a sua capacidade de renovação. Todos os projetos e programas são continuamente analisados e os rumos redefinidos, assim como novas metas são traçadas. Isso é necessário para nos mantermos juntos e mesmo à frente das rápidas mudanças de mercado, inclusive nos antecipando à concorrência.

O segmento de cafés especiais é altamente seletivo e exigente, por isso a necessidade de inovar, de aperfeiçoarmos sempre as técnicas de produção e preparo dos lotes, para melhor atender consumidores do mundo inteiro, até mesmo do Brasil, que recentemente começou a demandar cafés de alta qualidade. E isso exige investimentos de fôlego, não só na produção, mas também na promoção do produto. Projetos compradores e vendedores são altamente eficazes, pois criam elos entre os agentes do mercado. Concursos como o Cup of Excellence e Late Harvest mostram-se ferramentas importantíssimas: incentivam o produtor a investir no seu cafezal, recebendo o reconhecimento por meio do valor pago por seu lote; e ainda projetam a qualidade dos Cafés do Brasil pelo mundo afora. Enfim, os cafés especiais do Brasil são uma verdadeira vitrine, e a abertura de mercado para esses produtos ajuda a formar uma boa imagem e facilita a entrada dos demais cafés brasileiros.

A maior parte das atividades realizadas pela BSCA beneficia produtores de todo o País. Entretanto, existem muitos cafeicultores, principalmente os pequenos, que carecem de orientações e apoio nos seus negócios. É justamente por isso que a BSCA está agora ampliando a sua base de associados, para levar informação, tecnologia e cultura comercial a um maior grupo de cafeicultores. É um trabalho importante, porém de longo prazo.

Essa idéia não é recente, mas ganhou corpo com a realização da 1ª Seleção de Cafés Especiais Responsáveis – Taste of The Harvest, promovida no início de dezembro passado em Paraty. O encontro, que em um final de semana mesclou rodadas de negociação e turismo cultural, mostrou-se altamente positivo. Contando com o apoio de tradutores, esta foi uma experiência inédita para muitos produtores, que puderam pessoalmente apresentar seus lotes.
O que pretendemos com a ampliação da base de associados é, de um lado, aumentar, na mesma proporção, a oferta de cafés finos e especiais e, de outro, dar maior representativa à própria associação. Existe uma demanda crescente e potencial, e o Brasil tem tudo para suprir. Trabalhar com cafés especiais é, sim, um trabalho de formiguinha, que exige investimento e paciência. São muitas as exigências no que se refere aos tratos culturais e ao cumprimento das regras de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Porém, a adequação é necessária para que se conquiste uma das principais vantagens desse segmento comercial: contratos duradouros e de longo prazo. O resultado, com certeza, é sempre animador e remunerador.

REVISTA DO CAFÉ - INÍCIO
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar