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Dezembro 2008 - Ano 87 - Nº 828

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Novembro é um mês muito especial na vida empresarial da UNICAFÉ. No dia 22 de Novembro de 2008, a Unicafé Companhia de Comércio Exterior, completou 40 anos de uma trajetória marcada pela ousadia e paixão pelo café. Uma empresa exportadora, líder no mercado, genuinamente brasileira, com vendas na ordem de US 7,6 bilhões, representando 65 milhões de sacas de café nos últimos 40 anos. Mantém sua sede no Espírito Santo e filiais em outros cincos estados.

E para comemorar esta significativa data, o diretor presidente Jair Coser e sua diretoria realizaram um evento nas dependências do Palácio do Café em Vitória, Espírito Santo, que contou com a presença de inúmeros e representativos convidados, entre eles o governador Paulo Hartung, o Vice-Governador Ricardo Ferraço, o Presidente do Tribunal de Justiça, Frederico Pimentel, o Prefeito de Vitória, João Coser, o presidente do Centro de Comércio de Café do ES,. Marcelo Neto, o Diretor do CECAFÉ, Guilherme Braga Abreu Pires Filho,o Presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, além de inúmeros empresários do comércio exportador, produtores e industriais.

Governador Paulo Hartung

Abrindo a breve seqüência de pronunciamentos Jair Coser, profundamente emocionado, pôde rememorar alguns dos momentos marcantes destas quatro décadas, do início modesto às conquistas sociais e empresariais, sem duvida alguma uma trajetória de grande sucesso, resultado de muito trabalho e de perseverança ante às adversidades, muitas, pela qual a empresa passou.Da sua criação até os dias atuais, a UNICAFÉ participou efetivamente e ativamente de todos os principais fatos e momentos do mercado exportador de café. Os bons e os maus. Desde a forte geada que estremeceu o mercado nacional em 1975, até o recente recorde brasileiro de exportação em 2002, quando o País enviou para os quatro cantos do mundo cerca de 29 milhões de sacas,  a UNICAFÉ é testemunha ocular da história da exportação do café no Brasil.

Testemunhar, sobreviver, continuar sólida e respeitada em um mercado altamente competitivo como esse é fruto apenas de uma atitude básica: obstinação pela qualidade de seus serviços e pela satisfação de seus clientes. Qualidade nos produtos comercializados, qualificação dos profissionais envolvidos, qualidade na realização da operação. A maior prova disso é o próprio café exportado pela UNICAFÉ. De altíssima qualidade e de grande variedade, o produto passa por uma rigorosa seleção dos melhores grãos.  Após este processo, somente aqueles que estiverem de acordo com o pedido de cada cliente são destinados para exportação. Alguma parte desta produção, de grãos igualmente dotados com alto grau de pureza,  é destinada ao mercado interno e comercializada diretamente para as maiores indústrias nacionais.


Jair Coser com o selo comemorativo
aos 40 anos da Unicafé
Ainda, segundo Jair Coser, “a história da UNICAFÉ é marcada por conquistas alcançadas através de muita luta, garra e principalmente paixão pelo produto. Em um mercado altamente competitivo e conhecido por inúmeras dificuldades que a comercialização enfrenta, como fatores climáticos, geográficos e oscilações de cambio, somente instituições solidas, compostas por pessoas altamente capacitadas e qualificadas, sobrevivem com sucesso a tais turbulências”.
Para o prefeito de Vitória, João Coser, “Além de uma grande empresa, uma empresa profissional e com grande atuação no social, afinal nesses 40 anos de existência um de seus maiores orgulhos é a conquista do respeito e da admiração dos cerca de 830 funcionários do grupo. Isso graças a uma relação que sempre privilegiou a formação do indivíduo, seja no campo profissional quanto, principalmente, no desenvolvimento pessoal”.

Encerrando a série de pronunciamentos, o Governador Paulo Hartung demonstrou satisfação em poder participar de mais uma celebração na história da Unicafé, ressaltou o fato de uma série de outros momentos, também importantes, que foram por ele presenciados, afinal uma empresa com 40 anos de sucesso sempre teve muito a ensinar à classe política do Espírito Santo.

Ressaltou além do sucesso da empresa, as qualidades da liderança empresarial de Jair Coser e também, muito emocionado, a pessoa, o líder, o empresário e as atitudes que são referências de Jair Coser junto aos seus empregados e familiares. Fez questão de destacar: “conheço as histórias, mas também tive a oportunidade de poder estar lá na roça junto dos empregados de Jair e ouvir deles o reconhecimento pelo que é feito para todos os familiares, com escolas, ensino, educação, informática, tratamentos odontológicos e outros benefícios que fazem de todos uma grande família”.

Na seqüência da programação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através do Diretor Regional do Espírito Santo, Juarez Pinheiro Coelho Junior, procedeu ao lançamento do selo comemorativo aos 40 anos da Unicafé. Na imagem um beija- flor, ave símbolo do Espírito Santo,toca uma flor de café, em um momento de rara beleza.

Um mercado competitivo e apaixonante

O café já foi responsável por cerca de 75% das exportações brasileiras. Atualmente, devido à enorme diversificação das exportações e à abertura ao mercado externo, esse percentual não ultrapassa a casa dos 2,5%. Analisando esse quadro poder-se-ia dizer que o produto perdeu internamente a sua importância econômica. Isso, porém, seria um grande erro e falta de percepção da real importância social e econômica do café.

O cultivo do café proporciona emprego e renda a mais de 5 milhões de brasileiros, fixando-os à terra e colaborando para evitar o êxodo rural. Portanto, além de continuar a proporcionar dividendos econômicos, o produto também exerce um importante papel social para o desenvolvimento do País.

Diante desse quadro, é fundamental possuir uma estrutura operacional capaz de acompanhar todas as peculiaridades desse disputado mercado. A UNICAFÉ possui, além dessa estrutura, um diferencial importante em relação a seus concorrentes: paixão pelo negócio, dedicação e profissionalismo. Paixão essa que possibilitou a superação desses obstáculos e o alcance, nos últimos 5 anos, da expressiva marca de 2 milhões de sacas/ano exportadas para mais de 40 países do mundo.
Unicafé: Diretoria dos 40 anos

Responsabilidade Social, outro grande diferencial

Todos os funcionários da UNICAFÉ possuem benefícios, tais como assistência médica e odontológica, inclusive estendidos às suas famílias, além de espaços de lazer, pequenas igrejas e regras de convivência, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, completam as condições necessárias para que esses vilarejos ofereçam um ótimo padrão de vida a seus moradores. Nas fazendas da empresa, além de moradia com água e luz gratuitas, grandes áreas são destinadas ao plantio de alimentos, tornando estas auto-suficientes nesse aspecto.

Os filhos dos funcionários sãos incentivados a freqüentar as aulas do Projeto Criança do Café na Escola e cursos de informática permitem que todos tenham acesso à inclusão digital, fundamental nos dias de hoje. Jair Coser, desde o lançamento deste projeto educacional pelo CECAFÉ, promoveu a abertura de 6 salas de informática, todas com 10 computadores cada. Começou, em 2004, em Baixo Guandu, seguida de nova sala em São Gabriel da Palha, e duas em Itaguaçu, no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, construiu uma sala na Escola Municipal Elidio Valentim, na cidade de Varre Saí, e em Minas Gerais, na cidade de Três Pontas. Em fevereiro, está prevista a sétima sala, em Nova Venécia(ES).

Além do aspecto pessoal, a UNICAFÉ proporciona a seus funcionários todas as possibilidades para que eles alcancem, também, o sucesso profissional. Através de um plano de carreira sólido e com rigorosos processos de avaliação, todos recebem as mesmas chances e oportunidades de crescimento dentro da empresa. Um exemplo desse processo está na própria diretoria da UNICAFÉ: todos os seus componentes iniciaram suas vidas profissionais na empresa.

Novos negócios

Além da exportação de café, nos últimos 20 anos a UNICAFÉ diversificou seus negócios com novas operações comerciais. A aquisição de duas grandes fazendas, no Espírito Santo e em Minas Gerais, vislumbrou novos horizontes e metas ao grupo.

A fazenda Galiléia, no Espírito Santo, tem uma plantação de cerca de 3 milhões de pés de café. Nas áreas onde o plantio não é recomendado, mais de 700 mil pés de eucalipto fazem parte de uma grande reserva florestal.  Em Minas Gerais, a empresa diversificou ainda mais. Entrou para o negócio da criação de gado de corte, inclusive participando de exposições e recebendo prêmios pelos animais de raça apresentados.

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