Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Março 2010 - Ano 89 - Nº 833

AVANÇAR
16
VOLTAR
 

Museu do Café homenageia as “Mulheres do Café”
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu do Café realizou no domingo, 07 de março, a abertura da mostra fotográfica “Mulheres do Café”. As imagens expostas retrataram mulheres desempenhando diferentes funções dentro do universo do mercado de café, desde o plantio e colheita, passando pela área de pesquisa e tecnologia, negócios e exportação, até chegar às principais baristas do Brasil. A abertura da mostra contou também com apresentação musical da cantora Patrícia Antunes e visitação gratuita ao Museu do Café.
COOXUPÉ monta unidade avançada em Araguari
Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da COOXUPÉ, em estande da Cooperativa na Feira da FENICAFÉ/2010, recebia os participantes e comemorava os bons resultados da Unidade Avançada recentemente instalada em Araguari. Explicou Paulino que a unidade avançada proporciona o acesso do produtor às linhas de crédito disponíveis na cooperativa, orientação, assistência técnica, compras dos insumos necessários e, quando for o caso, encaminhamento dos lotes para os armazéns de depósitos. Segundo ele, Araguari recebeu a 6ª UA, integrando a estrutura operacional da COOXUPÉ juntamente com Botelhos, Campos Gerais, Conceição, Monte Belo e Muzambinho.
O trabalho realizado nas fazendas de café esteve representado na mostra com a rara sensibilidade das lentes de Marcos Piffer. “Mulheres do Café” destacou parte do trabalho do fotógrafo, publicado no livro “Coffea: O café no Brasil do século XXI”, mas apresentou ainda fotografias inéditas, não incluídas por Piffer na publicação. O acervo da mostra também contou com imagens da Fundação Arquivo e Memória de Santos, da Revista Espresso, além de imagens dos fotógrafos Bruno Roberto Martins da Costa e Theodor Preising, que fazem parte do acervo do Museu do Café. Porém, mais do que o trabalho nas lavouras de café, a mostra fotográfica destacou a participação das mulheres em posições estratégicas da cadeia cafeeira. É o caso, por exemplo, de Evelyse Lopes, gerente de exportação sênior da COOXUPÉ, a maior cooperativa de café do mundo. Na área de conhecimento e tecnologia foram retratadas Mirian Eira, gerente adjunta técnica da EMBRAPA Café – unidade responsável por coordenar pesquisas e viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do café brasileiro –, e a Dra. Sylvia Saes, livre docente da Universidade de São Paulo e responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com cafés especiais. Na outra ponta da cadeia cafeeira, destaque para Isabela Raposeiras, campeã brasileira de baristas em 2002 e fundadora do Coffee Lab; Yara Thaís Castanho, vencedora do 8° Campeonato Brasileiro de Baristas e representante brasileira no World Barista Championship, realizado em 2009, em Atlanta/EUA e Silvia Magalhães, tricampeã brasileira de baristas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, com cursos de especialização na Dinamarca, Itália e Suíça e referência no mercado brasileiro de cafés especiais.
Visitas ilustres movimentam o Museu do Café
O mês de março foi marcado por presenças ilustres de personalidades políticas no Museu do Café. No dia 11, o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, visitou a instituição e aproveitou para saborear um café na Cafeteria do Museu. Serra esteve em Santos para participar do Seminário Baixada em Ação 2010: Crescimento e Sustentabilidade, realizado entre os dias 11 e 12 de março na Associação Comercial de Santos. Em sua visita ao Museu do Café, José Serra esteve acompanhado pelo Deputado Federal José Anibal e pelo Prefeito Municipal de Santos, João Paulo Tavares Papa. A comitiva, também formada pelo Deputado Estadual Paulo Alexandre Barbosa e o Diretor Executivo da Agem, Edmur Mesquita, foi recepcionada por Linneu Carlos da Costa Lima, Presidente do Museu do Café, Clara Versiani, Diretora Técnica, e Elias Hiss, Diretor Administrativo.
Serra conheceu os quadros de Benedicto Calixto e posou para fotos no Salão do Pregão. Sempre acompanhado por um grande número de repórteres e fotógrafos, o Governador completou sua visita com um café na Cafeteria do Museu, onde também foi presenteado com uma lata comemorativa de café especial. No dia seguinte, foi a vez de Guilherme Afif Domingos, Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, visitar a instituição. Acompanhado do presidente do Museu do Café, Afif Domingos também não dispensou o tradicional café. No mesmo dia, Sérgio Tiezzi, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, também esteve no Museu do Café e, acompanhado dos membros da diretoria, visitou o acervo da instituição.
Ministro da Agricultura recebeu o título de sócio-honorário da SRB pelos resultados de sua gestão à frente da pasta
O agronegócio precisa mostrar a sua cara para a sociedade, é o que afirma o ministro da Agricultura (MAPA), Reinhold Stephanes, durante homenagem que recebeu da Sociedade Rural Brasileira (SRB) pelos resultados de sua gestão à frente do ministério. Cesário Ramalho da Silva, Presidente da Rural, ressaltou que o Ministro Stephanes notabilizou-se por avanços na política agrícola, acesso a mercados, segurança sanitária, entre outros, dentro do ambiente setorial do agro.
Todavia, o trabalho de esclarecimento do MAPA na esfera ambiental e agrária, especialmente, junto à sociedade em geral, foi uma iniciativa sábia e pioneira. De acordo com Ramalho, estas ações acarretaram em ganhos de imagem, reputação e de poder político para o agro, absolutamente justificáveis pela contribuição que o segmento dá ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Ao agradecer a homenagem, Stephanes destacou que o setor também precisa se mobilizar de maneira mais ágil, acrescentando ainda que o agro tem que participar de forma mais efetiva das decisões políticas do governo federal. Stephanes adiantou que vai entregar ao presidente Lula um projeto para estimular e regulamentar a produção de matérias-primas de fertilizantes, bem como propostas para reforma do Código Florestal.
Programa Certifica Minas Café acompanha evolução dos produtores
O Certifica Minas Café, programa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais, com a finalidade de atestar a conformidade das propriedades produtoras de café quanto às exigências do comércio mundial, tem apresentado resultados que podem ser comemorados não apenas pela crescente adesão de produtores, mas, sobretudo, pela evolução das primeiras propriedades certificadas. Parte deste desempenho pode ser justificada pela participação dos técnicos da EMATER-MG na seleção, acompanhamento e orientação aos produtores, além de contribuírem efetivamente para a construção das normas que regem o programa. No mês de março, foram programadas reuniões nas diferentes regiões de atuação, para uma avaliação dos critérios de referência e desafios para a próxima fase do programa. No Sul de Minas, a reunião foi realizada no anfiteatro do setor de cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no dia 05 de março.
Luiz Hafers é reeleito presidente da AAMC
O nome de Luiz Marcos Suplicy Hafers foi aceito por unanimidade pelos conselheiros da Associação dos Amigos do Museu do Café para permanecer no comando da entidade por mais quatro anos. A decisão aconteceu no dia 15 de março durante reunião do Conselho Administrativo da AAMC. Guilherme Braga Abreu Pires Filho, também de forma unânime, foi nomeado vice-presidente da Associação. A pauta da reunião também contemplou a eleição dos conselheiros para o preenchimento das vagas referentes à renovação de 50% do quadro da entidade, conforme prevê o estatuto da AAMC.
Entre os conselheiros associados, Michael Timm tomou posse como representante da Associação Comercial de Santos. Já Américo Takamitsu Sato (ABIC), Carlos Alberto Paulino (COOXUPÉ), Carlos Henrique Jorge Brando (P&A Marketing Internacional), Gilson Ximenes (Conselho Nacional do Café), Jair Coser (UNICAFÉ), Luiz Marcos Suplicy Hafers (Sociedade Rural Brasileira), Maria Helena Lambert (Universidade Católica de Santos) e Nathan Herszkowicz (SINDICAFÉ), cujos mandatos expiraram, foram reeleitos. Entre os conselheiros de notório saber, foram empossadas Ana Lúcia Botelho de Andrade Santini e Sylvia Saes. José Cassiano Gomes dos Reis Júnior e Ruy Barreto, com mandatos expirados, foram reeleitos para mais quatro anos de atividades no Conselho da entidade.
Castanhal perde o seu grande impulsionador

Faleceu no ultimo dia 18 de março, em São Paulo, o empresário Oscar Pacheco Borges, 74 anos, presidente da Cia. Textil Castanhal, a maior da América Latina, com mais de 1.000 funcionários. Tradicional fornecedora de sacos de juta, a Castanhal tem mais de 40 anos de existência, líder de mercado com cerca de 75% de participação, e teve em Oscar Borges, que sucedeu seu pai, o fundador da empresa, o seu segundo presidente e grande impulsionador. Borges deixa viúva, dois filhos e netos, e enteados.

Museu do Café promove 1º Encontro de Baristas
Alguns dos principais profissionais na arte do preparo de café espresso estiveram reunidos no Museu do Café, no dia 04 de fevereiro. A ocasião foi o I Encontro de Baristas do Museu do Café, que teve como objetivo a troca de informações e experiências entre os profissionais do ramo. O evento contou ainda com palestra do Dr. Aldir Alves Teixeira, um dos principais nomes do país em qualidade do café. O Museu do Café é o único estabelecimento da Baixada Santista a oferecer curso para a formação de baristas. Desde 1999, quando começou a formar as primeiras turmas, o Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café já capacitou aproximadamente 300 baristas.

“Hoje temos turmas mensais e muitos dos nossos ex-alunos estão em grandes cafeterias do Brasil ou mesmo trabalhando fora do país, como na Escócia, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, entre outros”, explica André Almeida, responsável pelos cursos do Museu do Café. O objetivo do evento era reunir parte desses ex-alunos e outros profissionais do setor para estimular a troca de experiências e a reciclagem do conteúdo aprendido. O encontro de baristas também marcou o início dos preparativos para a realização do I Concurso de Baristas do Museu do Café, previsto para o segundo semestre deste ano. A iniciativa pioneira na região visa valorizar os profissionais da área e estimular a busca pela excelência nos serviços.
Conferência Mundial do Café OIC/2010
A Conferência Mundial do Café, evento realizado pela OIC – Organização Internacional do Café, na sua 3ª edição, transcorreu na Guatemala em fevereiro/março de 2010 (as anteriores foram em Londres/2001 e Salvador-BA/2006). Foi presidida pelo Sr. Álvaro Colom Caballeros, Presidente da República da Guatemala, com a presença de representantes dos países membros da Organização e de cerca de 1.200 participantes. Participaram o Diretor Executivo da OIC, Nestor Osório; o Secretário Geral da UNCTAD, Supachai Panitchpakdi; e o Diretor Geral do Fundo de Commodities da ONU, Ali Mchumo.
O tema da conferência foi Café para o futuro: Rumo a um setor cafeeiro Sustentável, com a participação de 30 oradores de alto nível que debateram questões sobre a evolução e tendências na oferta e demandas mundiais, com foco na sustentabilidade. Pelo Brasil, foram palestrantes, abordando assuntos relacionados com os aspectos econômicos da produção sustentável, o Secretário de Produção e AgroEnergia do MAPA, Manoel Bertone, e o especialista Carlos Brando, que analisou o tema Ameaças e Oportunidades para os Arábicos brasileiros, apresentado, em parte, nesta edição da Revista do Café. Os demais paineis abordaram os temas de sustentabilidade econômica do lado da demanda, atuando do lado brasileiro o Presidente do Café do Ponto, Dantes Hurtado. Na questão da sustentabilidade ambiental, o palestrante brasileiro foi Eduardo Delgado Assad, da EMBRAPA. Em relação ao lado social, Andrea Illy, da illycaffè, foi um dos oradores.
Wagner Rossi é empossado Ministro da Agricultura em Brasília
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quarta-feira (31), em Brasília, ao novo Ministro da Agricultura Wagner Rossi (PMDB). Antes de ser empossado, o ex-ministro Reinhold Stephanes (PMDB), pré-candidato a Deputado Federal pelo estado do Paraná, fez um balanço do período em que esteve à frente do ministério, e falou sobre os bons caminhos para o futuro da agricultura. O novo Ministro reside em Ribeirão Preto desde a década de 1970, onde atuou como empresário e produtor rural. Rossi esteve quatro vezes à frente da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, onde ocupou as pastas de Esportes e Turismo (1987-1988), Educação (1989-1990), Infraestrutura Viária (1991-1992) e Transportes (1992-1994).
Foi ainda presidente da CODESP (Companhia das Docas do Estado de São Paulo), entre 1999 e 2000. Wagner Rossi estava à frente da CONAB desde 2007. Wagner Rossi afirmou que dará continuidade ao trabalho de Reinhold Stephanes no apoio aos produtores rurais, compatibilizando produção agrícola com a preservação ambiental. Após receber o cargo, o novo Ministro disse que conta com a equipe formada por Stephanes nos últimos três anos e os servidores do ministério. Citou, entre as medidas importantes para o agricultor como o apoio à comercialização, a garantia de preços mínimos e o apoio a programas específicos para a pequena agricultura.
Fundação Ernesto Illy lança mestrado para profissionais do café
A Fundação Ernesto Illy dará início em setembro deste ao Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café. O curso que englobará todo o ciclo produtivo do café, desde o seu cultivo até os serviços de alimentação, incluindo ainda a logística e o processo de industrialização, terá como o objetivo oferecer uma formação de excelência para profissionais que trabalham com o café. O projeto foi desenvolvido por um renomado grupo de lideranças no campo da educação: Universitá Del Caffè, Universidade de Trieste, Universidade de Udine, International Superior School of Advanced Studies of Trieste, The Association of Biomolecular Medicine e The District of Coffee.
O Mestrado será desenvolvido em três áreas disciplinares: economia-administração, biologia-agronomia e tecnologia, sendo ministrado em língua inglesa, lecionado nas dependências da Universitá Del Caffè, em Trieste (Itália). Para o Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café, a Fundação Ernesto Illy oferecerá uma bolsa de estudos completa para um aluno brasileiro, incluídos o custo do curso, passagem aérea, traslado, alimentação e alojamento. Ao todo, serão selecionados sete alunos de países produtores, preferencialmente, aqueles que ainda não tenham obtido título de mestrado ou mesmo doutorado. Para concorrer à essa bolsa de estudos, oferecida a profissionais graduados em Economia, Engenharia, Agronomia e similares, com excelente desempenho acadêmico, envolvimento em atividades cafeeiras e fluência na língua inglesa comprovados, o aluno deverá enviar para Universidade do Café Brasil, até o dia 31 de maio de 2010, os seguintes documentos: ficha de inscrição (disponível em www.unilly.com.br); carta de auto-apresentação, explicitando o interesse e motivação para realizar o curso; carta de recomendação; cópia do diploma de graduação (frente e verso) e de pós-graduação, se houver; histórico escolar; e comprovante de fluência em inglês.
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar