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Setembro 2010 - Ano 89 - Nº 835

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Com a presença de cerca de 300 empresários, o CECIEx – Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras promoveu importante seminário no último 30 de agosto, no Teatro do Hotel Renaissance, em São Paulo, para debater e avaliar a situação desse segmento econômico.

O fórum foi aberto pelo Presidente da Associação Comercial de São Paulo — ACSP — e também da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo — FACESP —, Alencar Burti, que destacou o importante trabalho que as comerciais exportadoras e importadoras prestam, especialmente às pequenas e médias indústrias que desejam colocar seus produtos em outros mercados. Burti lembrou que elas se assemelham a “caixeiros viajantes” do mercado interno, apenas que com o foco em negócios em outros países.

Roberto Ticoulat, Coordenador do CECIEx, explicou que a missão do Conselho é representar este segmento, atuando como porta-voz dos seus problemas e fazendo as gestões junto aos órgãos competentes com poder para resolvê-los. Outra função do CECIEx é mudar o entendimento que governo e as próprias indústrias, que seriam naturais clientes, têm das comerciais exportadoras e importadoras. Apesar de importante para o funcionamento da economia, Ticoulat lembra que o segmento sofre diversos entraves, como a obrigatoriedade da consolidação de cargas em recinto alfandegado ou a dificuldade de obter linha de crédito que financiem o produtor ou o importador e que são obstáculos à atividade. Lembra, porém, que para ser ouvido e modificar esse quadro, o setor deve se estruturar e permanecer unido.

Palestrou também, representando o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o Diretor do Departamento de Normas e Competitividade do MDIC, Gustavo Ribeiro Ferreira. Ao mostrar que o setor, através de 5.621 comerciais exportadoras, respondeu em 2009 por 17% do total enviado ao Exterior pelo País, ele reafirmou o interesse do Governo Federal em continuar apoiando-o.

Maurício Manfré, Gestor do Projeto Tradings, representando Alessandro Teixeira, Presidente da ApexBrasil, ressaltou a habilidade na relação com clientes estrangeiros, experiência na negociação de contratos internacionais e a preocupação em reduzir custos para viabilizar a operação, como diferenciais que as tradings oferecem. Elencou as várias ações realizadas desde 2008 em conjunto, ApexBrasil e CECIEx, tais como missão a Angola (2008), África do Sul (2009) e Dubai (2010), bem como duas missões compradoras em São Paulo, a primeira da América Latina em 2009 e da África em 2010. Envolveram-se nestes eventos 650 comerciais exportadoras, contabilizando exportações de 4,1 bilhões de dólares. No próximo dia 7 de outubro uma nova missão para Singapura será coordenada pela Apex junto com o CECIEx.

Finalizando o seminário, Rita de Cássia, da Dahll Internacional afirmou que as comerciais exportadoras com sua expertise abreviam etapas e reduzem riscos de insucesso.

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