Home
Porto do Rio Consolida Retomada das Exportações de Café
Multiterminais Amplia Estrutura Operacional
Setembro 2010 - Ano 89 - Nº 835

AVANÇAR
15
VOLTAR
 

Entre 20 e 26 de setembro, o Museu do Café realizou programação especial diretamente conectada ao universo das redes sociais na internet. A ocasião foi a participação do equipamento cultural na 4ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que este ano propôs o tema “Museus e Redes Sociais”. As atividades incluíram catraca livre, oficinas, exposições virtuais entre outras atividades para públicos de diversas faixas etárias.

A programação começou no dia 20, segunda-feira, com visitação gratuita ao acervo da instituição durante todo o dia. Ao fim do passeio, os visitantes foram convidados a utilizar os computadores do Centro de Informação e Documentação do Museu do Café para dividir suas impressões, fotos e vídeos da visita com internautas de todo o mundo por meio das principais redes sociais.

Já dia 21, foi realizada a oficina “Café e Artes Plásticas”. A atividade, voltada a jovens entre 11 e 14 anos, estimulou os participantes a produzir materiais artísticos inspirados em uma das etapas produtivas do café. Para isso, puderam utilizar tinta obtida com o grão do café, colagem e aproveitar materiais como rótulos e filtros usados. Depois da atividade, os materiais produzidos foram fotografados e disponibilizados em forma de exposição virtual no site do Museu do Café e nas páginas da instituição no Orkut e Facebook.

Nos dias 23 e 24, os visitantes que foram ao Museu do Café tiveram a oportunidade de se transformar em personagens marcantes da história do café, como o barão do café, o imigrante italiano ou japonês, o intelectual parisiense frequentador de cafeterias, o estivador do porto, a adivinha da borra, o executivo da bolsa, entre outros. A viagem no tempo foi possível na atividade “Café e suas identidades”, que disponibilizou uma arara com diversos figurinos que puderam ser utilizados pelos visitantes. Após a caracterização, os participantes foram fotografados e a imagem impressa afixada em um mural, sendo acrescentadas informações como nome do personagem e suas principais características. A atividade continuou online, onde foi aberta uma comunidade virtual formada pelos personagens criados no museu.

Para encerrar a programação do Museu do Café na 4ª Primavera dos Museus, no sábado, 25, foi realizada a oficina “Click no Museu”. Ministrada pelo jornalista e fotógrafo Luiz Nascimento, a atividade abordou a história da fotografia, noções de composição e exposição, além de técnicas de manuseio do equipamento. O objetivo era fotografar o interior do Museu descobrindo detalhes e novos pontos de vista e assim estimular a reflexão sobre preservação patrimonial. Após discussão sobre as fotos realizadas, as imagens selecionadas foram publicadas na página do Museu do Café no Facebook.

REVISTA DO CAFÉ - INÍCIO
 
Rua da Quitanda, 191 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil - Tel: (21) 2516-3399 / Fax: (21) 2253-4873 - email: riocafe@cccrj.com.br
Todos os direitos reservados - copyright 2006 - Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro - Desenvolvido por Ivan F. Cesar